Portugal- destino imperdível para brasileiros

Por Daniela Rodrigues

Terra de nossos colonizadores, Portugal é repleta de pontos históricos e turísticos que atraem milhares de viajantes brasileiros todos os anos. A proximidade do idioma, os preços mais baixos em relação a outros países da Europa, a proximidade entre as cidades turísticas, a facilidade de transporte e as vistas paradisíacas são ótimos motivos para conhecer este país que possui laços estreitos com o Brasil.

IMG_4563
Praça do Comércio- Lisboa

Lisboa- A cidade é repleta de pontos históricos e culturais, vistas de tirar o fôlego, castelos, museus. Não deixe de conhecer a Praça do Comércio, o Elevador da Santa Justa, o Castelo de São Jorge, Convento do Carmo, Parque das Nações, Panteão Nacional.

O Castelo de São Jorge é considerado o local de fundação da cidade, foi a residência real até 1511. Ele integra a zona nobre da antiga cidade medieval, foi construído em meados do século XI.

No Panteão Nacional estão enterradas pessoas ilustres de altos cargos públicos ou que prestaram serviços militares, pessoas que se destacaram na cultura, literatura, artes e ciência. Está instalado no prédio da Igreja de Santa Engrácia.

O elevador da Santa Justa foi construído para subir as colinas da cidade. Hoje é um mirante que leva às ruínas do  Convento do Carmo, com arquitetura gótica, que abriga o Museu Arqueológico do Carmo.

Praça do Comércio- situada junto ao Rio Tejo, hoje é sede de ministérios e outros departamentos do Governo. Nela está o Arco Triunfal da Rua Augusta, que também tem um imponente mirante. Esta praça antiga assistiu a muitos acontecimentos históricos como o fim da União Ibérica em 1640, o terremoto de 1755, a proclamação da república, entre outros.

Sé catedral de Lisboa- construída na segunda metade do século XII, é um dos templos mais importantes da cidade. É uma mistura dos estilos romântico, barroco e gótico e passou por sucessivas reconstruções .

Parque das Nações– Ao longo do Rio Tejo, tem espaços verdes, obras de arte urbana em um belo projeto arquitetônico. Vale a pena visitar o oceanário e fazer o passeio de bondinho.

Miradouro da Senhora do Monte- deste mirante, é possível ter uma visão bem ampla de Lisboa. O castelo de São Jorge, o Rio Tejo, o Cristo Redentor e o Parque Florestal de Monsanto podem ser visualizados.

Cristo Rei (Almada-área metropolitana Lisboa)-oferece uma ótima vista da ponte 25 de abril, que é réplica da ponte de São Francisco, de Lisboa e de Almada. É uma das construções mais altas de Portugal, com 110 metros de altura.

Belém- O bairro de Belém, localizado a cerca de 6 km de Lisboa, também é um passeio imperdível, pois é o local de onde Pedro Álvares Cabral partiu em busca de um novo caminho para as índias e chegou ao Brasil. Podemos visitar pontos históricos como o Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos Descobrimentos, Museu dos coches e a Torre de Belém, de onde saíam as expedições. No mosteiro de São  Jerônimo estão os túmulos de Alexandre Herculano, Fernando Pessoa, Luiz Vaz de Camões e Vasco da Gama. É o local para experimentar os famosos pastéis de Belém.

IMG_5018
Museu dos Coches- Belém

Algarve- Em Faro, capital do distrito, você pode visitar a cidade velha- centros histórico e comercial, o Museu Municipal de Faro, a Rua do Castelo. Na praia de Faro, a água é mais fria que a de Lagos, que também tem vistas incríveis. O passeio de barco em Lagos para ver as principais praias e grutas é imperdível. As rochas de areias com formatos incríveis, os raios de sol que atravessam aberturas nas grutas e são refletidos nas águas esverdeadas irão render fotos incríveis.

IMG_4381
Passeio para conhecer as grutas em Algarve

Sintra-Localizada na região metropolitana de Lisboa, os principais pontos turísticos são: Castelo dos Mouros– Este castelo todo feito em pedra foi um marco da ocupação árabe na região. Duas escadarias levam às torres de vigia, ponto de contemplação de uma vista incrível com penedos, penhascos até o Oceano Atlântico.

O Palácio da Pena, no topo da Serra de Sintra foi um mosteiro transformado em palácio em meados do século 19. Os ambientes internos são riquíssimos em mobília, possuem diversas coleções reais de porcelanas, pinturas e outras obras de arte. Você pode visitar os dois castelos com um único ticket de 20 euros.

IMG_4732
Palácio da Pena- Sintra

Quinta da Regaleira–  Um palacete grandioso do início do 20, com muitos jardins, grutas, várias torres antigas,  túneis subterrâneos e poços. Do alto das torres, é possível visualizar o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena.

Cabo da Roca-Penhasco de 140 metros, é o ponto mais ocidental da Europa, com uma bela vista.

Parque e Palácio de Monserrate– Possui um dos mais belos jardins botânicos. Mistura arquiteturas góticas, indianas, mouristas,motivos exóticos.

IMG_4836
Poço da iniciação- Quinta da Regaleira (Sintra)

Porto- A cidade que deu origem a um dos vinhos mais conhecidos do mundo possui diversos edifícios históricos como a Sé do Porto, a Torre dos Clérigos e Igreja de São Francisco. É interessante fazer o passeio de barco pelo rio Douro. Também há um passeio de bondinho sobre o rio. Na torre dos Clérigos, há um mirante para contemplar a cidade do Porto. É um passeio obrigatório conhecer as caves do Porto, onde ficam armazenados os vinhos.

 

Deslocamentos- De Lisboa a Algarve são mais ou menos 4 horas de trem até a capital, Faro. O custo varia de 25 a 30 euros e o trem te leva ao centro dos  pontos turísticos. O trajeto pode ser feito de avião, mas não compensa considerando que você deve chegar antes ao aeroporto. Em Faro, você pode pegar um ônibus por 2, 20 euros para chegar às praias. Para ir de Faro a Lagos, é só pegar um comboio por 13 euros que vale para 2 dias em Algarve. Em Lagos, a marina fica do lado da estação de trem. O comboio é um dos principais meios de deslocamentos em Portugal, por exemplo, entre Lisboa- Faro, Lisboa- Porto, entre outros. Fique atento aos últimos horários que saem os comboios . De Lisboa para Porto a viagem custa em torno de 25-30 euros e 21 euros de Lisboa para Sintra. Você pode ir de Almada a Lisboa de barco pela empresa Transtejo por menos de 2 euros, dá para ir de comboio também. O tour de Lisboa a Belém pode ser feito de Tuk Tuk e o custo dos dois passeios é de 80 euros. Você também pode pegar o yellow bus por 13 euros, que vale por dois dias. A vantagem em relação ao tuk tuk é que você pode descer e conhecer com calma, depois é dó esperar o ônibus novamente.Em Sintra, você pode pegar o tuk tuk ou carro com guia por 100 euros para conhecer os castelos e ir até a costa. Uma opção mais barata seriam os  bondes. Para ir a Porto, são 3 horas de trem a partir de Lisboa, compre a passagem para a estação São Bento, troca de trem em porto Campanã. Da praça, saem vários ônibus turísticos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s