Um passeio rápido por Manaus e Belém

Por Iracema Rodrigues e Erika Rodrigues

20160910_115642
Teatro Amazonas

Manaus é uma cidade populosa, com grande potencial  de ecoturismo, sendo o décimo maior destino do país. Em uma estadia rápida na capital do Amazonas, foi possível conhecer importantes atrativos :

Teatro Amazonas- Um dos teatros mais encantadores do país, foi inaugurado em 1896, durante o Ciclo da Borracha. Localizado no largo de São Sebastião, no centro da cidade, possui fácil acesso e tem 701 lugares. Sua arquitetura clássica, com  estruturas barrocas , colunas gregas e uma cúpula com as cores da bandeira brasileira.

A pintura do teto é uma homenagem à Torre Eiffel, parece que você está olhando a torre de baixo para cima. O piso de madeira foi criado com a técnica de macheteria, formando desenhos. No Salão Nobre, chama a atenção a pintura “A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia”, de 1899. Há máscaras em homenagem a compositores e dramaturgos como Mozart, Verdi, Goethe, Sahkespeare, entre outros.

Mercado Municipal de Manaus- mercado público, de 1882, possui itens regionais como doces, bebidas, venda de peixes e carnes frescas, frutas e verduras.

Passeio de Barco Encontro das Águas- mesmo que tenha pouco tempo em Manaus, este passeio é imperdível. O barco percorre o Rio Negro para ir ao encontro do Rio Solimões. No caminho, há parada em aldeia  indígena onde você pode comprar um souvernir e ter contato com animais como a preguiça, cobras. Uma das atrações mais esperadas do passeio são os botos, que vivem nas bacias dos rios Amazonas e Solimões e são os maiores golfinhos fluviais. O almoço é um dos pontos altos do passeio pela variedade de peixes bem preparados.

dsc06884
Encontro das águas- diferença da tonalidade marca o encontro entre os rios Negro e Solimões

Praia de Ponta Negra- para quem gosta de praia, Manaus tem uma opção muito interessante para os visitantes, a praia fluvial de Ponta Negra. Às margens do Rio Negro e a 13 km do centro de Manaus possui diversas atrações culturais ao longo do ano e bons restaurantes.

Ponte Rio Negro- A ponte Rio Negro é uma ponte que liga Manaus ao município de Iranduba. Com 3,6 km de extensão, é  a maior ponte fluvial e estaiada do país e também a única que atravessa o Rio Negro.

Belém- Em Belém, uma das atrações imperdíveis é o mercado ver- o-peso, que oferece os sabores e aromas do Pará. Situado às margens da baía do Guajará, é considerado a maior feira livre da América Latina com produtos como açaí, peixes amazônicos, ervas medicinais, artesanato e frutas como açaí, buriti, cupuaçu, bacuri, pitomba, entre outras. Não deixe de experimentar o açaí fresco em Belém. .. o interessante é que o acompanhamento não á banana e guaraná e sim peixe frito, gelo e farinha de tapioca…

20160914_102914
Mercado ver-o-peso

Forte do Castelo do Senhor Santo Cristo do Presépio de Belém- é uma das principais atrações da cidade. Localizado sobre a baía do Guajará integra o complexo arquitetônico e religioso da cidade velha. A partir de 1997, passou a abrigar o Museu do Encontro, com peças que remetem à colonização portuguesa na Amazônia, além de peças de cerâmica marajoara e objetos  indígenas. Também há peças de artilharia e munição.

Belém tem muitos  parques e praças interessantes. Visitamos a Praça Batista Campos, um oásis dentro da cidade, com árvores centenárias, espelho dágua com peixes e uma belíssima árvore repleta de ninhos de garças…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s