Roteiro na Grécia (Zaquintos, Santorini, Atenas)

Por Iracema e Daniela Rodrigues

Texto: Erika Rodrigues

A Grécia é considerada um dos berços culturais, políticos, científicos e filosóficos da humanidade. Os primeiros registros de Jogos Olímpicos, que datam de 776 a.C também ocorreram em Olímpia, na Grécia Antiga. O evento tinha o objetivo de cultuar os deuses do Olimpo. Atualmente, o evento promove a paz, a união e o respeito entre as nações por meio dos esportes.

Além da inegável importância histórica, a Grécia é um país cheio de belezas e atrativos turísticos imperdíveis. Nesta viagem, fizemos passeios em Atenas, Zaquintos e Santorini.

Como chegar

Saímos de São Paulo com destino a Istambul, na Turquia, em um voo de aproximadamente 12 horas de duração. De lá, seguimos para o Aeroporto Internacional de Atenas, um voo de aproximadamente 1h 40min.

Temperatura

Fomos no início de setembro, período em que as temperaturas ainda são altas, a água do mar está bem morna e não ocorrem muitas chuvas. Os passeios estavam mais tranquilos, pois até agosto é a alta temporada na Grécia devido ao verão, que atrai turistas do mundo todo. Se quiser aproveitar as praias, recomendamos evitar o inverno, que vai de dezembro a março (período em que alguns passeios não são realizados).

Onde ficar

Em Atenas, há diversos bairros para a hospedagem, dependendo do orçamento. Há bons hotéis em Monastiraki e Plaka, Koukari, Psyri.

Em Santorini, os melhores hotéis estão em Oia e Imerovigli. Ficamos no hotel La Mer Deluxe Hotel, um excelente hotel para famílias e passamos uma noite em um cave hotel de Oia, que são hospedagens feitas em antigas casas esculpidas nas rochas vulcânicas da ilha, uma experiência muito diferente.

Gastronomia

A culinária tem características mediterrâneas com influências da Turquia, Marrocos, Itália e Portugal. Entre os principais ingredientes estão itens como o azeite de oliva, grãos, vinho, peixe, iogurte e carnes.

Os principais pratos são Moussaka (prato feito de beringelas, batata e recheio), Gemista (prato de vegetais recheados), frutos do mar, Gyros (carne assada servida em pão de pita ou sanduíche), queijo feta, entre outros. Comemos vários pratos feitos com peixes, legumes e saladas.

Partenon, que estava em processo de restauração.

Atenas

Nosso passeio em Atenas foi rápido, para conhecermos as principais atrações históricas e a beleza da capital. Fizemos o City Sightseeing, uma excursão de ônibus que passa pelas principais atrações com algumas paradas.

Visitamos os sítios arqueológicos da Acrópole de Atenas, onde está o Partenon, o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga, símbolo da democracia e um dos mais importantes monumentos históricos e arquitetônicos da humanidade. Construído em V a.C na Acrópole de Atenas, ele foi dedicado à deusa Atena por iniciativa de Péricles, governante da cidade.

No norte da Acrópole, conhecemos as ruínas da Biblioteca de Adriano, criada pelo imperador romano de mesmo nome no ano de 132.

No museu da Acrópole encontram-se os principais achados arqueológicos da Acrópole, com diversos objetos, esculturas, estátuas e maquetes. É um passeio imperdível para conhecer a história deste local onde eram construídas fortificações, templos, palácios, teatros e vários prédios importantes.

Odeão de Herodes Ático

Visitamos o Estádio Panatenaico, construído em mármore branco no ano de 329 a.C, o Teatro de Dionisio, considerado o berço do teatro ocidental e o Odeão de Herodes Ático, um teatro construído em torno do ano 174, que podia receber até 5 mil espectadores. O teatro é usado até hoje para apresentações.

Zaquintos

Realizamos o passeio na ilha de Zaquintos, banhada pelo mar Jônico, onde fica uma das praias mais bonitas do mundo: Navagio Beach. A ilha está localizada a cerca de 320 km de Atenas e pode ser acessada por via aérea e terrestre com ferryboat. Realizamos o passeio de lancha até Navagio, que custou cerca de 300 euros para 6 pessoas e teve a duração de 2 horas, com parada na praia. Nesta época do ano, a temperatura da água está bem morninha, tornando a experiência inesquecível.

O tom azul da água é realmente impressionante, as grutas no mar e as falésias de calcário ao redor da praia compõe um cenário paradisíaco. A praia não tem bares, quiosques, nem estrutura, somente a carcaça de um navio.

Santorini

Santorini possui paisagens muito bonitas, sendo um dos destinos mais românticos no país. Há voos diretos de Atenas, mas a ilha pode ser acessada por ferryboat, navios, cruzeiros ou barcos. A ilha possui igrejas e construções branquinhas de cúpulas azuis (cores da bandeira grega) em paredões de cerca de 300m de altura, o que a torna única.

Recomendamos passar mais de um dia em Santorini, pois os passeios ficam em partes diferentes da ilha. Ficamos na praia de Kamari, região tranquila com infraestrutura. A praia possui areia preta e muitas pedras (é difícil andar descalço) e tem um mar muito bonito. O centrinho fica em Fira, de onde saem passeios de barco para a caldeira do vulcão de Santorini.

Conhecemos também a praia Vermelha, que recebe este nome pois o solo tem origem vulcânica, por isso a cor é bastante avermelhada, contrastando com o azul do mar.

Visitamos o sítio arqueológico de Akrotiri, cidade que foi soterrada com a erupção do vulcão de Santorini e por isso ficou preservada.

Deixe um comentário